LogoPSJ

Pascom

Saiba o que é e como funciona a Pascom

pascom2A Pascom, Pastoral da Comunicação, é responsável pela divulgação da Boa Nova do Evangelho através da participação da comunidade.

Em 1995 foi criada pela CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) através de sua equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social o subsídio “Pastoral da Comunicação (rumo ao ano 2000), planejamento integrado” para as ações de comunicação na divulgação da boa nova do Evangelho.

Segundo o Pe. Benedito Spinosa, que escreveu o instrumento para quem atua na Pastoral da Comunicação, ela possui duas dimensões: a primeira é a busca da integração da Pascom com a Igreja e a segunda é a construção de uma relação “missionária” da Igreja com o mundo. A Igreja é servidora, por isso a Pastoral da Comunicação coloca-se como parceira de todos que querem uma sociedade mais solidária, justa e fraterna. A Pascom portanto, procura ajudar na integração e ao mesmo tempo participar da ação da comunidade na sociedade, sempre sem perder de vista a construção do Reino a que somos chamados por Cristo.

A Pascom de Muzambinho está subordinada a Pascom Diocesana que tem como presidente Pe. Sandro H. Almeida dos Santos, e é orientada na Paróquia de São José pelo Pároco Pe. José Milton dos Reis. “Precisamos que todas as Pastorais e Movimentos também colaborem enviando para a Pascom as informações sobre suas realizações a fim de que sejam divulgadas em nosso meios de comunicação”, lembra Padre Milton.

Como meios de comunicação da Pascom, a Paróquia São José conta com duas páginas no facebook: Pascom Psj e Paróquia São José - Muzambinho, com o site www.matrizsaojose.com.br, onde, além do conteúdo intitucional,  notícias, liturgia diária e santo do dia, também é disponibilizada uma rádio web com o melhor da música católica. A pastoral já trabalha para a publicação de um jornal que deverá ser lançado em breve. Com o uso de meios multimídia, a Pascom divulga as ações das comunidades, pastorais, movimentos e grupos que a Paróquia possui, bem como o trabalho do leigo nos diversos setores da sociedade em prol dos mais necessitados.

Texto: Pascom