Comunidade Nossa Senhora Aparecida Mãe da Esperança, do Belém celebra 30 anos

A comunidade rural do Belém, da Paróquia São José de Muzambinho, no último sábado (02), celebrou os 30 anos de caminhada da comunidade Nossa Senhora Aparecida, Mãe da Esperança, com a Santa Missa, presidida pelo Padre Leandro de Melo. A Capela que passou por uma reforma, logo no início foi aspergida com água benta, bem como os féis presentes. Durante a Santa Missa, ocorreu ainda a benção do Ambão (Mesa da Palavra) e do Altar.

Padre Leandro iniciou dizendo que essa data é um dia histórico para a comunidade e felizes os que puderam estar presente para ouvir a palavra de Deus.

“Enquanto abençoava o Ambão, as palavras que a oração nos apresenta, dá uma grande responsabilidade, primeiro porque fala que os sacerdotes e ministros que se aproximarem do altar, serão arautos do Evangelho, arautos da Palavra do Senhor. Cada um que se aproximar deste altar tenha a grande consciência que não estão proclamando palavra do mundo, uma palavra perecível, que se perde, mas uma palavra absoluta, forte, cheia de sabedoria, porque é Deus que fala conosco. Ao abençoarmos hoje esses dois altares, abençoemos também o grande altar que é o coração dessa comunidade, deixemos que essa palavra ilumine toda a nossa vida”, disse.

Padre Leandro disse ainda que a oração nos diz que o povo, a comunidade, os fiéis ouvindo essa palavra coloquem em prática. Hoje não se está abençoando um templo só de tijolos, a Igreja está aspergindo no coração e na vida de cada fiel que ali se encontra a agua da regeneração, recordando o batismo, recordando que temos a missão de ser no mundo testemunhas da Palavra e, que esse pequeno templo de tijolos, nos faça ser templos de Deus, a Igreja do Senhor.

“E devemos ser Igreja não só dentro da igreja, mas, ser Igreja fora, como templos vivos dentro de nossa casa, nos espaços de trabalho, fazendo que nossa vida seja sempre uma oferta agradável a Deus”, completa.

Ele desejou que a comunidade ao celebrar essa data tão bonita, de 30 anos de caminhada, no dia que o Evangelho lembra a apresentação do Senhor templo, possa também dizer “eis-me aqui”. Deu ainda boas-vindas aos novos Ministros Extraordinários da Eucaristia, e disse para que juntos com a comunidade mantenha viva a chama da esperança, louvando a Deus, sendo testemunhas como homens e mulheres de fé.

“Peçamos que neste templo nossa vida seja uma consagração ao Senhor, e não permita que nos separemos de vós ou distanciemos da tua Palavra e da Eucaristia Senhor”, reza o padre.

O Seminarista Samuel, que é da comunidade e foi um dos responsáveis pela reforma da Capela comentou que a comunidade iniciou em 1989 o trabalho de evangelização, através dos padres redentoristas. A capela foi construída nas terras doadas por Hélio Anderson, realizando um sonho de sua mãe em construir a igrejinha. Antes da construção, as celebrações das missas eram feitas na escola do bairro uma vez por ano, a catequese era ensinada pelas professoras. Dentre as atividades marcantes da comunidade estão as Missões realizadas pelos missionários da Providência Santíssima, as Missões Redentoristas, batizados, celebrações de Primeira Eucaristia, o Tríduo preparatório para a ordenação do Padre Darci, festas da padroeira, terços, coroação a Nossa Senhora feita pelas crianças, semana missionária, novenal de natal, confraternização no final de ano e missas.

Na ocasião ele fez ainda a prestação de contas, agradeceu a todos que doaram mão de obra, materiais e dinheiro, inclusive ao Padre Jose Milton dos Reis enquanto era o Pároco. Finalizando agradeceu a presença do Padre Leandro por ter se disponibilizado a estar presente deixando os compromissos do Seminário, indo celebrar a Eucaristia com a comunidade. Agradeceu ainda ao novo pároco, Padre Alexandre e o Vigário Padre José Ronaldo. Lembrou também do coral que se fez presente, da cidade de Machado, Paróquia Sagrada Família e Santo Antônio. Ao final foi servido um café aos presentes.

Por Vânia Abdala