Missa solene ao padroeiro São José foi celebrada na Igreja Matriz

DSC 9276No último dia 19, foi presidida pelo Pároco, Padre Alexandre José Gonçalves e, co-presidida pelos Padres José Ronaldo Neto e Padre Leandro José de Melo, na Igreja Matriz, a Missa por ocasião da Solenidade de São José. José, nome de origem do hebraica “Yosef”, que quer dizer “Ele acrescentará”, referindo-se a Deus é também conhecido pelo homem do silêncio e da justiça divina, é o último patriarca que acolheu o anúncio do nascimento de Jesus e compreendeu a vontade de Deus. Assumiu a guarda da Sagrada Família do Senhor. Esposo de Maria e Pai adotivo de Jesus, guia a Sagrada Família na fuga e retorno do Egito. Refez assim o caminho do Êxodo que nos lembra Jesus como verdadeiro libertador do povo.

Pe. Alexandre comenta que, comemorando o dia do Padroeiro São José, somos chamados a alegrar nosso coração porque ao contemplar a sua pessoa retomamos as forças para continuarmos a caminhada e também agora, o tempo da quaresma. Devemos refletir nesta data o modo de ser, pensar e agir de São José e abraçar cada dia mais Jesus e seu Evangelho. Contemplando São José precisamos renovar o fervor e reposicionar a nossa vida para a Santidade.

Padre Alexandre comentou que, relembrando os ensinamentos do Papa Francisco, que ser Santo é uma chamada para todos. O que precisamos é responder a nossa vocação para acolher o querer de Deus, como fez São José que, aliás, apresenta algumas características e atitudes que devemos ter para respondermos à chamada à Santidade e são elas: ser justo, ter coragem, saber fazer silêncio, ser cuidadoso e protetor e saber ouvir a Deus.

Ser justo, de acordo com a Palavra, é viver segundo a vontade de Deus, estar ajustado em Deus. Queiramos ser justos em nossas famílias, comunidade, local de trabalho, em qualquer local ou situação em que nos encontrarmos. Ter coragem de rever os conceitos e sossegar o coração para ouvir o que Deus fala e, termos a tranquilidade para tomar decisões de maneira mais acertada na vida cotidiana. Ainda, segundo as caraterísticas de São José, é preciso fazer silêncio para ouvir Deus e assim cuidar, amar e desenvolver os valores humanos à luz da fé que Jesus nos ensinou. São José ainda nos ensina a sermos protetores. Lembremos que ele tomou Maria e Jesus e foi com eles para o Egito num momento de grande ameaça. São José não mediu esforços para proteger Jesus e Maria, para proteger a sua “casa”. Assim, nós também devemos proteger uns aos outros para que tenhamos a vida. Precisamos ouvir o chamado de Deus e seguir seu caminho. Todos trazemos no coração as características de São José, nosso inspirador, somos batizados e capazes de seguir seu exemplo, o que precisamos é ter fé, pois com Cristo, por Cristo e em Cristo somos “Sal da terra e Luz do Mundo”, explica em sua homilia padre Alexandre.

Precisamos sonhar os sonhos de Deus, ou seja, estarmos aliados aos seus projetos. Assim seremos cada dia mais pessoas melhores, além, de termos o fervor necessário, pois somos como que luzeiros do céu na terra.

Por Vânia Abdala