Fiéis participam da Solenidade de Corpus Christi

Após a celebração da Santa Missa Solene, pela festa de Corpus Christi, realizado dia 20 de junho, presidida pelo Pároco, Padre Alexandre José Gonçalves e co Presidida pelo Vigário, Padre Leandro José de Melo, a comunidade católica participou da procissão, tendo Aquele que nos precede, Jesus Eucarístico, sendo conduzido pelas ruas da cidade pelos padres sobre o tradicional tapete feito pelos moradores, como sinal de nosso sim em seu seguimento. Em seguida foi realizada ainda a Adoração ao Santíssimo Sacramento, quando entramos em comunhão com a pessoa do Senhor vivo e deixamos nos penetrar pela vida d’Aquele que é o Senhor. Este ano a comunidade foi também, convidada a fazer um altar em frente às casas por onde a procissão não passasse demonstrando, dessa forma o sinal de nossa fé.

A Festa Solene de Corpus Christi é um prolongamento da 5ª Feira Santa, que iniciou o Tríduo Pascal. Lá na 5ª feira Santa celebramos a última ceia, falamos em clima Pascal e um mandamento novo. Hoje, acentuamos a presença de Jesus Cristo, sua presença Real, Verdadeira do Sacramento da Eucaristia, dando vida a nossa vida.

A participação da comunidade católica nesta solenidade nos lembra a refletir João Bosco, quando disse: quereis que o Senhor vos deis muitas graças, visite-o inúmeras vezes. Quereis ser vencidos, deixai de visitá-lo, disse padre Alexandre.

Padre Alexandre lembrou ainda que a Eucaristia é Memória e Presença do Senhor do meio de nós. A Eucaristia nos ensina que devemos partilhar o pouco que temos, tendo em vista o muito que somos.

“Somos filhos de Deus, remidos pelo Jesus, santificados pelo Espírito Santo. Somos todos irmãos e filhos do Pai nosso. A Eucaristia é Jesus Cristo. A Eucaristia que nos alimenta, viajantes desse mundo rumo a pátria definitiva. Portanto temos que entender e vivenciar a Eucaristia como um novo estilo de vida de ser para os outros, como o Cristo inteiramente para nós, conosco e em nós. A Eucaristia nos une a Jesus Cristo ”, enfatiza o pároco.

Refletindo sobre o Evangelho de (Lucas 9, 11b-17), padre Alexandre disse ainda que este responde muito bem o que significa o rito da Solenidade de Corpus Christi. O Pão multiplicado e distribuído em pleno deserto naquele tempo é a Eucaristia, Jesus, o Pão Vivo descido do céu e distribuído a todos nós nos desertos de nossa vida para que, não nos desfaleçamos pelo caminho. Ela nos satisfaz, nos faz forte e nos compromete a um novo estilo de vida, comprometidos com a Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida.

Por Vânia Abdala

Missa, procissão e bênção do Santíssimo Sacramento na Solenidade de Corpus Christi

Casas e ruas enfeitadas nas diversas ruas de Muzambinho