Solenidade de São Pedro e São Paulo Apóstolos

A liturgia apresentou no final de semana próximo passado 29 e 30 de junho, a Solenidade dos apóstolos São Pedro e São Paulo, duas colunas fundamentais da nossa fé, alicerces da Igreja que tem em Jesus Cristo sua cabeça, a pedra angular. Sendo fiéis à vocação que receberam, embora as grandes dificuldades e perseguições que encontraram, tiveram a coragem de anunciar e testemunhar com as próprias vidas doadas, Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.

A paróquia São José celebrou a solenidade de São Pedro e São Paulo nas várias missas celebradas nas capelas e na matriz, louvando a Deus pela vida, missão, testemunho e exemplo de amor e fidelidade destes dois grandes apóstolos mártires da fé. A cor litúrgica vermelha, utilizada nas celebrações, expressa justamente o sangue derramado por eles, por fidelidade a Cristo. Em sua homilia, na missa das 19h na matriz São José, Pe. José Ronaldo, vigário paroquial, convidou a cada um a aprofundar na oração pessoal e em comunidade para ter uma comunhão com o Senhor e, assim, avivar a marca do Sagrado que existe em cada pessoa. Fez também uma analogia entre os apóstolos Pedro e Paulo, que mesmo nas dificuldades encontraram forças para se lançarem à missão construindo o Reino de Deus. E hoje o cristão também não pode ser diferente.

Nos dias de hoje a Igreja tem no Papa o sucessor de Pedro, o encarregado de manter a unidade na fé em Cristo. Hoje os bispos do mundo inteiro, em comunhão com as orientações do Papa Francisco, conduzem a Igreja Católica presente no mundo e nos orientam a exemplo de Pedro e Paulo, a sermos mensageiros e ministros da Palavra, corajosos e fiéis, em nossas comunidades.

Por Daísa R. Riboli Rodrigues