Padre José Ronaldo Neto celebra 9 anos de ordenação sacerdotal e vida presbiteral

Na noite do dia 20, terça-feira, dia em que a Igreja Católica comemora um de seus doutores, São Bernardo Claraval, a Paróquia São José de Muzambinho se reuniu para celebrar com alegria mais um ano de vida presbiteral de nosso querido Padre José Ronaldo Neto, vigário paroquial.

No início, Padre Alexandre, pároco, acolheu e agradeceu a todos os presentes naquela celebração especial, onde colocamos no coração de Deus o nosso agradecimento pelos 9 anos de vida presbiteral do Padre José Ronaldo, que tanto nos ajuda na obra da evangelização. Com muita alegria, padre Alexandre acolheu a todos os presentes, o Bispo diocesano Dom José Lanza Neto, os padres Dione, Valdenísio, Clayton, Advaldo, Ademir, Leandro, João Ademir, além do seminarista Rovílson. Também acolheu as comunidades que se faziam presentes, em especial a Comunidade Rural Posses da Serra de Monte Belo, natural do Padre José Ronaldo, e também alguns paroquianos de Botelhos, Nova Resende, da cidade de Monte Belo além do povo da paróquia São José de Muzambinho.

A Santa Missa foi presidida pelo Bispo Dom José Lanza Neto, que em sua homilia destacou o quanto é importante para a Diocese de Guaxupé esse momento especial de mais um ano de vida sacerdotal do Padre José Ronaldo, bem como para toda a vida da Igreja. Salientou o fato de estamos no mês de agosto, o mês vocacional, tempo importante para o trabalho em favor das vocações na Igreja. O Bispo, referindo-se a artigos sobre o Sínodo da Amazônia, relembra que existe uma grande concentração de Padres nas regiões sul e sudeste de nosso país e que em muitas dioceses não existem condições básicas financeiramente falando; sendo assim o Bispo não tem condições de estudar seus seminaristas. Foi então criado um fundo de partilha, onde todas as Dioceses do Brasil doam 1% do movimento mensal, a fim de ajudar a estudar 400 seminaristas do Brasil, principalmente nas regiões norte e nordeste. E nada melhor que ter padres da própria região e estado, que conheçam a cultura local. O bispo frisou a necessidade de cada dia rezarmos para que os jovens possam dizer sim ao chamado de Jesus.

Dom Lanza, através de palavras de carinho citou três características marcantes do padre José Ronaldo: humildade, simplicidade e a disposição em servir a Igreja. Lembrou que padre José Ronaldo atendeu prontamente o pedido para que ele viesse para Muzambinho para dar condições e suporte ao Padre Alexandre, que além de pároco é o Coordenador Diocesano de Pastoral, e ao Padre Leandro, Reitor do Seminário Propedêutico em Guaxupé. Percebemos o quanto ele trabalha, o quanto luta, pois ele quer servir, fazer o de melhor. Como é bonito encontrar um padre com estas características, disposto, cheio de vida para poder levar e anunciar o Evangelho, o Reino de Deus. Rezemos pela sua perseverança, pela sua determinação.

Dom Lanza, relembra que os textos bíblicos proclamados estavam de acordo com a proposta da ordenação presbiteral do padre José Ronaldo. A primeira leitura (II Timóteo 1, 1-4, 6-12) é de onde o padre José Ronaldo retirou o lema de seu ministério presbiteral, “Reaviva o dom de Deus que há em ti”. O texto mostra uma relação bonita de São Paulo Apóstolo com Timóteo. Paulo, dizia foi o meu coração que te gerou, através da imposição de minhas mãos, este incentivava Timóteo a sempre estar disposto a anunciar o Evangelho, e isso nada mais é do que voltarmos ao primeiro Amor. O Evangelho que ouvimos (Lucas 10, 1-9) Jesus envia os 72 discípulos e continua chamando e enviando. A Paróquia São José de Muzambinho tem a marca das Santas Missões Populares, onde dois a dois realizaram visitações, ouviram e acolheram a todos. Isso é antigo, quando o próprio Jesus enviou seus discípulos, para serem testemunhas, dando orientações de como ir, como se comportar, o que levar, e sempre Deus está a nos falar e precisamos estar em sintonia com a Igreja. Estes textos bíblicos significam muito bem os nove anos já percorridos pelo padre José Ronaldo, e servem como ânimo para caminhar ainda mais. É necessário sim celebrar as datas, sejam de aniversário, sejam de ordenação sacerdotal, para marcar a vida da comunidade e ser uma propaganda vocacional, finaliza o Bispo.

Ao final da celebração, o casal Cristiano e Daisa, leram uma mensagem ao Padre José Ronaldo Neto, pelos nove anos de vida sacerdotal, pedindo que São José continue abençoando e intercedendo por sua vida. Padre Alexandre José Gonçalves interpretou uma belíssima canção “Até Aqui o Senhor Nos Conduziu” em homenagem ao nosso Vigário.
Toda a Paróquia São José de Muzambinho deseja ao Padre José Ronaldo muitos anos de vida presbiteral sendo cada vez mais o bom pastor que orienta o seu rebanho no caminho da santidade.

Por Diego Augusto da Silva