Missa do Batismo do Senhor "Tomemos consciência do nosso batismo"

No último domingo (12) aconteceu na Igreja Matriz São José de Muzambinho a Santa Missa do Batismo do Senhor que foi celebrada pelo Vigário Paroquial Padre José Ronaldo Neto.

“Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então, o Céu se abriu, e Jesus viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo pousar sobre Ele. E do Céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual Eu pus o meu agrado” (Mateus 3,16-17).

No Batismo do Senhor há nova epifania, uma nova proposta de luz, um novo convite para abrir os olhos. As manifestações do Senhor continuam. O Batismo de Jesus se emoldura no quadro do relato do profeta e o Espírito acompanha e sustenta o Servo na sua empreitada. Jesus tem como missão manifestar o designo de Deus de que a justiça e o amor vão além das fronteiras de Israel.

Essa empreitada não se realiza com as armas da força, do poder, das ameaças, dos medos e dos castigos, mas com humildade, doçura, mansidão e compreensão. O Servo anuncia o perdão e a misericórdia e, por isso, não tem necessidade de gritar e nem de clamar. Cristo proclama que veio salvar o que estava perdido e por isso e para isso pousa sobre Ele a palavra solene do Pai: “Este é o meu filho amado, no qual eu pus o meu agrado”.

No início da celebração todos os fiéis foram convidados pelo Padre José Ronaldo a fazerem uma oração renovando as promessas do Batismo. Logo após todos que estavam presentes na assembleia foram aspergidos com água benta.

Na homilia Padre José Ronaldo, nos ensinou que as palavras do Santo Evangelho nutrem nossa caminhada no conhecimento da Sagrada Escritura e também na Sagrada Comunhão, pois nem só de pão vive o homem nos diz o Evangelho. E também devemos ter atenção aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Por Márcia Gonçalves