Santa Missa de posse dos Padres Alexandre José Gonçalves e José Ronaldo Neto na Paróquia São José

Na noite de quarta-feira (30) foi celebrada na Igreja Matriz São José de Muzambinho, a missa de posse do Pároco Padre Alexandre José Gonçalves e do Vigário Paroquial José Ronaldo Neto, presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto e com a presença de diversos padres da diocese além de seminaristas, familiares dos padres e paroquianos das Paróquias de Machado e Palmeiral.

Iniciando a celebração, Dom José Lanza Neto nos diz “nesta noite importante apresentamos o Pároco Padre Alexandre e o Vigário Paroquial Padre José Ronaldo estes que estarão à frente da paróquia em um novo período, acolheu a todos os padres e todos os presentes, aos familiares dos padres e membros das comunidades paroquiais da Paróquia São José de Machado e da Paróquia Santa Rita em Palmeiral, e diversas pessoas presentes que vieram participar de um dia especial que ficará marcado na comunidade paroquial e assim rezar e que de fato possamos celebrar bem essa eucaristia e sempre atentos ao que o Senhor vai nos inspirando a cada dia e a cada momento.

O Diácono José Eduardo, leu o decreto de nomeação do Pároco Padre Alexandre José Gonçalves, onde o mesmo estará à frente da Paróquia São José de Muzambinho, pelo período de seis anos a partir de 30 de janeiro. Logo após, conforme determina a disciplina da Igreja os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da igreja, Padre Alexandre emitiu a profissão de fé segundo a fórmula da Sé Apostólica, antes de iniciar seus trabalhos como Pároco.

Continuando a celebração, o Diácono José Eduardo, leu o decreto de nomeação do Padre José Ronaldo Neto, como Vigário Paroquial, que colaborará com toda a comunidade, sendo caridoso, vigilante e prudente, entregue a vida de oração e sempre atento em buscar na sã doutrina as inspirações desse serviço.

Antes de iniciar a homilia, Dom José Lanza Neto, expressa alegria de apresentar a comunidade os novos padres, lembra que o Padre Alexandre é o Coordenador Diocesano de Pastoral e a diocese muitas vezes necessitará de seu trabalho, e que a Igreja caminha por situações difíceis na igreja e precisamos do trabalho de todos, de pessoas preparadas e estudadas a fim de auxiliar o Bispo na tomada de decisões, e o Padre Alexandre é aquele que estará à frente e deverá ter um cuidado especial pelas pastorais, ajudando as comunidades e aos padres naquilo que foi discutido na 5ª Assembleia Diocesana de Pastorais, e assim produzir frutos, o coordenador de Pastoral é aquele que ajuda o Bispo e faz acontecer. Dom José Lanza, lembra que a dez anos, Padre Alexandre ajudou na formação de Padres da Diocese e é bem preparado para a função que será exercida. Padre Leandro, também ajudará a diocese, responsável pelo propedêutico de Guaxupé, onde este tem a função da iniciação da caminhada vocacional, e este ano dez jovens iniciarão a caminhada. Dom José Lanza, agradeceu a disponibilidade de ambos, em assumir este trabalho e se dispuseram a estar nos ajudando na caminhada de fé. 

Em sua homilia, Dom José reflete sobre o Evangelho da Parábola do semeador, e recordamos o lavrador que lança a semente na terra, hoje preparamos bem o terreno, antigamente tínhamos a força física, após veio a mecanização e tínhamos as máquinas trabalhando, e atualmente temos a tecnologia que exige ainda mais de quem planta algum alimento. 

Esta ideia dá para nós a compreensão do quanto devemos estar preparados para lançar a boa semente do Evangelho, hoje se desperdiça muito no que é feito, não damos a atenção devida, não estamos preocupados da maneira que lançamos a semente, não vale mais jogar a semente à moda antiga, devemos preparar bem toda a colheita, hoje a vida se torna muito difícil, são muitas as investidas do mundo e assim muitas vezes tirando o foco de nossa fé e da nossa Igreja.

O Evangelho de hoje nos faz exigir uma atitude, uma fé que mesmo ao mundo materialista, que valoriza as coisas e colocando a vida no patamar das coisas, hoje a vida é desprezada, o quanto é importante termos cuidado com a Palavra de Deus, e fazendo chegar ao coração das pessoas onde muitas se encontram sedentas e desanimadas. Não podemos esperar outras pessoas, temos o compromisso de ir até o próximo, de levar alegria, esperança, vida e um sentido mais genuíno da caminhada de igreja e de comunidade, o despertar de lideranças, isso encontramos através das Santas Missões Populares, através dos agentes de pastorais, coordenadores de comunidades, catequistas, que o Espírito do Senhor possa nos enriquecer ainda mais. E através de projetos e espera que cada padre nesse ano de 2019, se reúna em suas comunidades e faça acontecer um novo dinamismo de Ser Igreja. Citando o Padre Thomas de Palmeiral, que há mais de 40 anos trabalhou na Paróquia Santa Rita, disse que “a comunidade faz o Padre”, ou seja, a comunidade faz o padre servir mais, ser uma presença viva no meio do povo, mesmo sendo com uma palavra, e algumas vezes até mesmo em orações por aquela comunidade. Que possamos fazer nossa caminhada de fé na alegria e na fraternidade. 

Depois da homilia, foi feita a renovação das promessas sacerdotais, onde o Pároco é interrogado publicamente para manifestar sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe é entregue. O novo Pároco recebeu das mãos do celebrante diversos instrumentos que lembram o zelo que deverá ter para o bem desempenhar de sua missão. Após, o pároco realizou o juramento de fidelidade no desempenho de sua missão de Pastor na missão que lhe é confiada. 

Encerrando a celebração, o casal Cristiano Rodrigues e Daísa Riboli Rodrigues, leram uma mensagem de boas-vindas aos Padres Alexandre e José Ronaldo, que Maria Santíssima interceda por eles como Mãe amorosa e fiel e que possam transparecer sob a face o brilho de Jesus. E que São José, padroeiro de Muzambinho, interceda a eles junto a Deus Pai e multiplique a fé e a coragem nessa nova missão, estamos muito felizes em poder recebê-los, sejam muito bem-vindos, finaliza Daísa.

Na mensagem final de agradecimento, Padre Alexandre agradece a todos os presentes, as autoridades municipais, seus familiares, dizendo que veio para a Paróquia São José de Muzambinho, de coração aberto e desejoso de fazer com a comunidade a melhor experiência possível com nosso Deus, Aquele que nos ajuda, nos salva e nos ilumina, tendo o desejo profundo de entrar na história dessa paróquia, salienta que tanto ele, quanto os Padres José Ronaldo e Padre Leandro não inaugurarão nada, e sim somarão forças e continuarão juntos nessa bonita história da Paróquia São José de Muzambinho e dar continuidade no trabalho, mas que estejamos abertos a novidades. Com a palavra o Padre José Ronaldo, relembrando Dom Luciano Mendes (in memoriam), “onde há povo há missão e aonde há missão há mil razões para ser feliz”, se diz grato a Deus pela oportunidade e a todos as comunidades paroquiais por onde ele passou, e diz que crê na força da comunhão, e assim terão sucesso nessa nova caminhada e que deus abençoe a cada um.

Por Diego Augusto da Silva

  • BannerMissasMatriz.jpg
  • capela.jpg
  • FaixaAdoração.jpg
  • site-pascom2019.jpg