Chegamos ao Mês Mariano e acompanhe conosco diariamente o subsídio para oração e reflexão

Chegamos ao mês de maio, mês dedicado à Maria, a terra pura e fértil da qual germinou a salvação da humanidade. Tudo começou com uma profecia: “Doravante as gerações me chamarão bem-aventurada, pois o poderoso fez grandes coisas em meu favor” (Lc 1,48-49). Ao longo da história, as comunidades cristãs reconhecem Maria como a bem-aventurada, a feliz, porque realizou a vontade de Deus ao aceitar ser a mãe de Jesus. Ao longo dos anos e em vários lugares, Maria é invocada sob vários títulos. Cada época e localidade têm sua devoção particular a Maria. Alguns títulos são universais e permanentes, outros são mais limitados ao tempo e a determinada localidade a partir de um fato, normalmente de uma aparição. A mesma Maria, Mãe de Deus e nossa, possui centenas e centenas de títulos. Só no Brasil, temos mais de cem títulos atribuídos a Nossa Senhora.

Com isso, percebemos o carinho e o amor que o povo e as comunidades cristãs têm por Maria e a confiança que depositam nela. Para esse mês de maio, especialmente diante da triste realidade da pandemia do Corona vírus, o Papa Francisco nos motiva a fortificarmos a espiritualidade mariana dentro de nossas famílias, sobretudo a partir da recitação do terço e das devoções marianas. Como bem nos disse o Sucessor de Pedro “contemplar juntos a face de Cristo com o coração de Maria, nossa Mãe, nos tornará ainda mais unidos como família espiritual e nos ajudará a superar esta provação”.

Dessa forma, a cada dia durante todo o mês queremos rezar e refletir um dos vários títulos de Nossa Senhora e pedir insistentemente pelo fim da pandemia.

Clique no link abaixo para baixar a leitura do dia correspondente: