LogoPSJ

santo
liturgia

Catequistas se reúnem para Retiro Espiritual

IMG 20160807 WA0038No início de agosto, cerca de 70 catequistas se reuniram para um Retiro Espiritual. O qual cotou com a animação de alguns do grupo JCC (Juventude Cristã Católica).
Segundo Tiago Guida, um dos coordenadores presentes, foi um momento muito especial na paróquia, quando tiveram a oportunidade de relembrar o tão importante ser catequista.

“Iniciamos com uma missa especial, às 08h na matriz, em seguida tivemos a acolhida com um delicioso café e após uma palestra com o Diácono Leandro, sobre Vocação e Espiritualidade dos Catequistas”, disse.

Segundo ele, o Diácono Leandro destacou que vocação é um chamado de Deus que nós precisamos ouvir  e responder com muita sinceridade, que temos que ter o coração em Deus e pés no chão. Os catequistas precisam conhecer muito a realidade dos catequizando para depois preparar um bom encontro.

“Aconteceu ainda uma outra palestra com uma catequista que coordenou a catequese por quase 10 anos em nossa paróquia, Cida da Macaúbas, como é conhecida. Ela nos presenteou com uma palestra sobre Metodologia de uma encontro catequético e Dinâmicas, e nos mostrou que temos que seguir alguns passos para que o encontro seja satisfatório. Devemos ter  Interação fé e vida, temos que seguir os métodos: Acolhida, ver, julgar, celebrar, agir avaliar e celebrar”, comenta.

Ele lembra ainda que o Padre José Milton dos Reis, falou sobre “Jesus o centro da catequese e de nossa vida”.

“Nosso querido Padre Milton inspirou os catequistas com belas palavras motivadoras para serem verdadeiros catequistas, nos mostrando muito o método de Jesus Cristo, métodos esses testados e aprovados e que nem mesmo o tempo ou complexidades da evolução social, econômica ou histórica conseguiram torná-los ultrapassados. Estão absolutamente atualizados e continuam fazendo discípulos para o Reino, se usarmos com eficiência”, falou.

Para terminar, Thiago, contou uma "historinha" sobre o piquenique das tartarugas que tem uma lição de moral muito boa, "Se os outros não estão fazendo a parte que lhes compete, em vez de deixar-se influenciar por esta situação, escolha fazer o melhor, decida fazer a sua parte com excelência, porque dessa maneira você é quem influenciará as pessoas, ajudando a tornar a equipe de Catequistas e o ambiente de Catequese melhores a cada dia.

Texto: Pascom

Fotos: Tiago Guida