LogoPSJ

avisos
santo
liturgia

Cursilho se reúne todas as terças

cursilho 2O Cursilho (pequeno curso) é um movimento da igreja católica que iniciou após o concílio na Espanha nas decadas de 1930 - 1940. Coube a iniciativa à Juventude da Ação Católica Espanhola (JAce) da Diocese de Palma de Maiorca, da Ilha da Maiorca, encorajada por seus assistentes eclesiásticos e por seu Bispo, D. Juan Herás.

Atualmente, na nossa Diocese e Setor de Guaxupé, estão sendo realizados os encontros do Cursilho no seminário São Camilo, em Monte Santo de Minas e Paróquia São Sebastião, em Poços de Caldas. Primeiro se reúnem os homens e depois as mulheres, de quinta a domingo, em dois finais de semana.

Durante o encontro, temos palestras sobre a harmonia conjugal, educação dos filhos e principalmente como tornar-se um cristão comprometido. Momentos profundos de oração, onde Cristo nos é apresentado de uma forma que, quem participa jamais será a mesma pessoa.

Nos reunimos todas as terças-feiras, às 20h, nas casas dos cursilistas e também fazemos visitas às famílias que precisam de orações e, como gesto concreto, fazemos arrecadação de alimentos, fraldas geriátricas, alimentos entre outros.

Enfim, ser cursilista é viver fazendo aqui e agora o que Cristo nos ensinou. Participamos também, no último dia 25 de setembro, da Assembléia Diocesana do Movimento de Cursilho, que aconteceu na Cúria de Guaxupé. Lá foram apresentados os balanços dos cursilhos realizados este ano e a agenda do ano que vem.

Por José Miltom
Pascom Cursilho