Ícone de Nossa Senhora visita Paróquias para realização do XXII Congresso do ECC

No fim de semana, de 25 a 27 de maio, esteve visitando a Paróquia São Jose de Muzambinho, o Ícone de Nossa Senhora da Aparecida, do ECC – Encontro de Casais com Cristo. O Ícone está visitando todas as Paróquias de todas as Dioceses que realizam o ECC, para que as famílias estejam em oração para a preparação do XXII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo, que acontecerá no período de 12 a 14 de julho próximo, em Brasília- DF. O Ícone está em peregrinação desde outubro de 2018. O tema deste congresso será, Evangelização, Formação e Missão, a caminho dos 50 anos. E o Lema “Ide e fazei discípulos meus” Mt. 28,19.
O Ícone foi recepcionado no sábado pelos casais de Muzambinho na entrada da cidade, trazido pelos casais da Paróquia São Sebastião de Juruaia e, foi levado na segunda –feira, para a Paróquia São Judas, na cidade de Poços de Caldas. No sábado, foi celebrada uma Missa em Ação de Graça presidida pelo vigário padre Leandro José de Melo e, após o Ícone ficou exposto até segunda-feira na Igreja Matriz, onde pode ser visitado por toda a comunidade também. No domingo, após a celebração da Santa Missa das 19h, pelo pároco Padre Alexandre José Gonçalves, os casais prepararam um momento Mariano, com a oração do Santo Terço e, na segunda antes do envio a Poços de Caldas, os casais do ECC fizeram um momento de reflexão e, agradecimento a Deus pela oportunidade de ter sido chamados a participar do ECC e ser instrumento de serviço para as famílias e comunidade dentro da Paróquia, com a missão de anunciar Jesus Cristo.
O Congresso em sintonia com a Igreja do Brasil que tem seu olhar voltado para uma evangelização a partir da família, Igreja doméstica, unida à realidade da comunidade paroquial, lugar privilegiado de encontro de pessoas e de uma espiritualidade encarnada na realidade social. O ECC também quer com esse XXII Congresso Nacional ser um instrumento, serviço à Igreja, vivendo a obediência a nossos pastores e caminhando inspirado pelas Diretrizes Gerais da Ação. Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) e com o Documento 100 da CNBB.
Fazer com que os casais vivam na harmonia conjugal sua missão de cristãos na sociedade; Despertar cada participante para a experiência com o Senhor, para que possam evangelizar os outros através da palavra, mas também dos exemplos; Levar cada casal a descobrir a necessidade da vida de oração, principalmente na família e nos ambientes onde convivem com outras pessoas; Fortalecer nos membros do ECC a necessidade de se colocarem cada vez mais a serviço da Igreja com espírito de doação e obediência em sintonia com as orientações do Santo Padre o Papa e dos bispos, são alguns dos objetivos desse Congresso.
O Encontro de Casais com Cristo, cria cada vez mais sintonia com a ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, através da leitura e estudo dos documentos editados pela CNBB, mostra para os casais a real responsabilidade pela educação religiosa dos filhos e o acompanhamento catequético, além de oferecer aos casais uma sólida formação através dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja e levando às famílias à vivencia de uma espiritualidade voltada a encontrar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão mais necessitado.
O ECC ainda desperta cada casal para ser canal de unidade entre os diversos movimentos e serviços de família presentes na realidade de cada Paróquia local. Desperta em cada um a percepção da necessidade de atuarem na realidade social com responsabilidade, levando em conta a Palavra de Jesus contida no Evangelho de Mateus 5, 13-14, quando ele diz: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”. Reafirma a fidelidade à Igreja, ao Santo Padre e aos bispos, nossos pastores, com espírito de real obediência e amor à causa do Evangelho. Desperta cada família para a defesa da vida e da dignidade de cada pessoa. Oferece ao casal a possibilidade de refletirem sobre o amor conjugal, sinal vivo do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo pela sua Igreja.

Por Vânia Abdala

Recepção da Ícone, sábado 25 de maio

Momento Mariano, domingo 26 de maio

Envio do Ícone, segunda-feira 27 de maio

  • BannerMissasMatriz.jpg
  • capela.jpg
  • FaixaAdoração.jpg
  • site-pascom2019.jpg