Ícone de Nossa Senhora visita Paróquias para realização do XXII Congresso do ECC

No fim de semana, de 25 a 27 de maio, esteve visitando a Paróquia São Jose de Muzambinho, o Ícone de Nossa Senhora da Aparecida, do ECC – Encontro de Casais com Cristo. O Ícone está visitando todas as Paróquias de todas as Dioceses que realizam o ECC, para que as famílias estejam em oração para a preparação do XXII Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo, que acontecerá no período de 12 a 14 de julho próximo, em Brasília- DF. O Ícone está em peregrinação desde outubro de 2018. O tema deste congresso será, Evangelização, Formação e Missão, a caminho dos 50 anos. E o Lema “Ide e fazei discípulos meus” Mt. 28,19.
O Ícone foi recepcionado no sábado pelos casais de Muzambinho na entrada da cidade, trazido pelos casais da Paróquia São Sebastião de Juruaia e, foi levado na segunda –feira, para a Paróquia São Judas, na cidade de Poços de Caldas. No sábado, foi celebrada uma Missa em Ação de Graça presidida pelo vigário padre Leandro José de Melo e, após o Ícone ficou exposto até segunda-feira na Igreja Matriz, onde pode ser visitado por toda a comunidade também. No domingo, após a celebração da Santa Missa das 19h, pelo pároco Padre Alexandre José Gonçalves, os casais prepararam um momento Mariano, com a oração do Santo Terço e, na segunda antes do envio a Poços de Caldas, os casais do ECC fizeram um momento de reflexão e, agradecimento a Deus pela oportunidade de ter sido chamados a participar do ECC e ser instrumento de serviço para as famílias e comunidade dentro da Paróquia, com a missão de anunciar Jesus Cristo.
O Congresso em sintonia com a Igreja do Brasil que tem seu olhar voltado para uma evangelização a partir da família, Igreja doméstica, unida à realidade da comunidade paroquial, lugar privilegiado de encontro de pessoas e de uma espiritualidade encarnada na realidade social. O ECC também quer com esse XXII Congresso Nacional ser um instrumento, serviço à Igreja, vivendo a obediência a nossos pastores e caminhando inspirado pelas Diretrizes Gerais da Ação. Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015-2019) e com o Documento 100 da CNBB.
Fazer com que os casais vivam na harmonia conjugal sua missão de cristãos na sociedade; Despertar cada participante para a experiência com o Senhor, para que possam evangelizar os outros através da palavra, mas também dos exemplos; Levar cada casal a descobrir a necessidade da vida de oração, principalmente na família e nos ambientes onde convivem com outras pessoas; Fortalecer nos membros do ECC a necessidade de se colocarem cada vez mais a serviço da Igreja com espírito de doação e obediência em sintonia com as orientações do Santo Padre o Papa e dos bispos, são alguns dos objetivos desse Congresso.
O Encontro de Casais com Cristo, cria cada vez mais sintonia com a ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, através da leitura e estudo dos documentos editados pela CNBB, mostra para os casais a real responsabilidade pela educação religiosa dos filhos e o acompanhamento catequético, além de oferecer aos casais uma sólida formação através dos ensinamentos da Doutrina Social da Igreja e levando às famílias à vivencia de uma espiritualidade voltada a encontrar Nosso Senhor Jesus Cristo na pessoa do irmão mais necessitado.
O ECC ainda desperta cada casal para ser canal de unidade entre os diversos movimentos e serviços de família presentes na realidade de cada Paróquia local. Desperta em cada um a percepção da necessidade de atuarem na realidade social com responsabilidade, levando em conta a Palavra de Jesus contida no Evangelho de Mateus 5, 13-14, quando ele diz: “Vós sois o sal da terra. Vós sois a luz do mundo”. Reafirma a fidelidade à Igreja, ao Santo Padre e aos bispos, nossos pastores, com espírito de real obediência e amor à causa do Evangelho. Desperta cada família para a defesa da vida e da dignidade de cada pessoa. Oferece ao casal a possibilidade de refletirem sobre o amor conjugal, sinal vivo do amor de Nosso Senhor Jesus Cristo pela sua Igreja.

Por Vânia Abdala

Recepção da Ícone, sábado 25 de maio