Encontro de Vicentinos foi realizado na Paróquia São José de Muzambinho

Aconteceu no último domingo (09), no Salão Paroquial, das 8 às 13 horas, um Encontro de Vicentinos, reunindo mais de 50 confrades e consocias, além de outras pessoas desejosas de conhecer o trabalho realizado pela Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP).

Foi um encontro motivacional, em que se buscou um resgate do carisma vicentino em nossa comunidade, através do testemunho de pessoas que vivem a espiritualidade de São Vicente de Paulo.

O encontro foi organizado e coordenado pelo Conselho Central de Guaxupé, na pessoa da presidente, Sra. Santina Amante de Brito, contando também com a presença Pablo Rodrigo de Souza, coordenador da Comissão de Jovens e orientador da ECAFO (Escola de Capacitação Antônio Frederico Ozanan).

Após a acolhida feita pelo nosso pároco, Padre Alexandre, houve a fala da consócia Roselange dos Santos Galdino, vice-presidente do CMPA - Conselho Metropolitano de Pouso Alegre, que a todos emocionou com seu testemunho de vida e dedicação aos mais necessitados, demonstrando uma verdadeira vivência do carisma vicentino.

Também tivemos a honra e a alegria da presença do confrade Padre Gutemberg Pereira, que atua como Missionário na Paróquia de Pemba – Moçambique, na África, que deu seu valioso testemunho de vida totalmente dedicada aos que vivem em situação de extrema pobreza no continente africano. Além do seu testemunho missionário, Pe. Gutemberg realçou a importância da vivência da espiritualidade vicentina, pautada em cinco VIRTUDES, colhidas do Evangelho de Jesus Cristo e da sua práxis libertadora junto ao povo empobrecido e marginalizado, os protagonistas do Reino de Deus, por Ele mesmo inaugurado na humanidade: SIMPLICIDADE, HUMILDADE, MORTIFICAÇÃO, MANSIDÃO e ZELO APOSTÓLICO.

O encontro encerrou-se com a fala e testemunho do confrade Antônio Graça Galdino, coordenador do DENOR- Departamento de Normatização e Orientação - do Conselho Metropolitano de Pouso Alegre.

Também estiveram presentes, nos dando sua bênção, os Padres Leandro e José Ronaldo.

Tudo o que foi ouvido e vivido nesta intensa manhã, no dia de Pentecostes, nos levou a entender que o amor a Jesus se concretiza no amor aos pobres, “nossos mestres e senhores”, amor este que passa pelo AFETIVO, mas torna-se EFETIVO à medida que acontece o encontro com os necessitados.

“Deveis muitas vezes pensar que vossa função principal e o que Deus vos pede, particularmente, é terdes um grande cuidado de servir os pobres, porque são nossos senhores. Oh! sim, minhas irmãs, eles são nossos mestres…”. SVP
LOUVADO SEJA NOSSO SENHOR JESUS CRISTO

Por Isa Mara Poli