Encontro Diocesano do TLC (Treinamento de Liderança Cristã) foi realizado em Muzambinho

No domingo, 22 de setembro, foi realizado o Encontrão Diocesano do TLC em Muzambinho/MG. O domingo amanheceu com um clima diferente. Até o mais desavisado poderia sentir que grandes coisas estavam por vir. A cada ônibus que chegava e a cada sorriso de bom dia que se recebia, o sentimento só aumentava. E a expectativa se cumpriu. Não teve quem adentrasse o ginásio do Instituto Federal campus Muzambinho, prontamente cedido a nós, e não se emocionasse. Eram 16 cidades, um mar de mais de 500 jovens líderes cristãos reunidos com os mesmos propósitos: orar, aprender e servir.

A abertura foi de arrepiar. A união e energia que habitava aquele local se tornou visível, audível, quase palpável. Nossa amiga, Vanice Macedo, nos trouxe pra mais perto de nossa mãe e padroeira, Nossa Senhora de Guadalupe, durante o momento Mariano. Nosso amigo, José Mateus Salomão, nos falou sobre a importância e a essência do TLCista no mundo de hoje, aos olhos de Deus e dos outros.

Pe. Alexandre, Pároco da Paróquia São José de Muzambinho, além de todo o apoio dado para a realização desse encontro, nos abrilhantou com uma homilia ímpar durante a Santa Missa. “Não permitam que tirem de vocês a ousadia e a criatividade”, nos foi dito.

E assim o fizemos. Ousamos reunir 500 jovens em um só local. Ousamos organizar 3 diferentes refeições durante todo o dia. Ousamos ofertar workshops de formação sobre 10 diferentes temas. Ousamos ser apenas jovens preparando um encontro para tantos outros jovens.

Ousamos, ainda, tratar sobre um assunto frágil, mas que aflige tantos jovens da nossa geração: depressão e suicídio. Para tanto, nosso amigo Júlio Borges, do TLC de Campinas, que conduz um projeto social de prevenção ao uso de drogas chamado “Escolhas”, nos inspirou com seu testemunho de vida e caminhada espiritual no Instituto Padre Haroldo, nome este do fundador do TLC.

Por fim, tivemos mais um momento muito especial: Pe. Vinícius, coordenador diocesano do TLC, trouxe ao nosso encontro o Santíssimo Sacramento, colocando esses 500 jovens abraçados e de joelhos, em um aglomerado único de fé, amor e união, O exaltando e agradecendo pelo dom da vida. Pois “Já não sou eu quem vive, é Cristo que Vive em mim” (Gálatas, 2, 20).

E então, abençoados por Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Senhora de Guadalupe, e com toda a ajuda que nos foi dada para a realização desse encontrão, prosperamos. Prosperamos e ficamos com um gostinho de quero mais. Assim, não com um adeus, mas com um até breve, anunciamos que nos vemos em Bom Jesus da Penha em 2020.

Por Thaís Martins Bueno