Encontro Diocesano para Catequistas foi realizado em Muzambinho

No último domingo (23), aconteceu no Instituto Federal do Sul Minas, Campus Muzambinho, o Encontro Diocesano para Catequistas, conduzido pelo Padre Jean Paul da Diocese de Campanha.

Foi apresentado para mais de 700 catequistas presentes o projeto “Viver em Cristo”, um modelo inspirado nas catequeses das primeiras comunidades cristãs (inspiração catecumenal).

É preciso mudar a mentalidade de que a iniciação cristã é responsabilidade exclusiva da catequese, mas sim de toda a comunidade. Logo, é preciso enxergar a catequese não como evento, mas um processo, como tudo o que envolve fé.

Este novo paradigma propõe aos adultos que tenham interesse em conhecer Jesus Cristo, que sejam catequizados de forma personalíssima, ou seja, o catequista ajudará o catequizando de forma exclusiva (não em grupos) a percorrer este processo.

A Província Eclesiástica de Pouso Alegre é pioneira nesse modelo de catequese, que já é adotado por outras dioceses do Brasil. O encontro terminou às 16h após a fala do padre Luciano Cabral, assessor diocesano de catequese, e do padre Alexandre José, coordenador de Pastoral.

Por Marcela Menegon