Missa de envio dos líderes da Pastoral da Criança na Paróquia São José de Muzambinho

No sábado (06) foi realizada na Igreja Matriz São José de Muzambinho, a Missa de envio dos líderes da Pastoral da Criança.

A Pastoral da Criança tem por objetivo a tarefa de resgatar a vida das crianças, gestantes e de fortalecer os vínculos afetivos das famílias, orientando-as no desenvolvimento de Ações Básicas de Saúde, Nutrição, Educação e Cidadania, para a melhoria da qualidade de vida e de organização da Solidariedade Comunitária.

Em Muzambinho, a Pastoral da Criança nasceu em janeiro de 1994 nos bairros Brejo Alegre (Comunidade Santa Edwirges) e COHAB (Comunidade São Francisco de Assis) devido ao alto índice de crianças com baixo peso e doentes naquela época.

Em 1998 a Pastoral da Criança “adormeceu” em nossa cidade sendo reativada em 2001 por meio de um apelo de uma moradora da comunidade Sagrados Corações na Vila Socialista.

Padre Francisco dos Santos, na época, sensibilizado com o apelo, mobilizou a comunidade geral e novamente o trabalho foi reiniciado em seis comunidades sendo elas: Comunidade São Benedito e Santo Antônio, Comunidade São Judas Tadeu e São Braz, Comunidade Santa Rita e Santo Expedito, Comunidade Santa Maria Rosa Mística, Comunidade Sagrados Corações e Nossa Srª Desatadora dos Nós, Comunidade Santa Edwirges.

O trabalho do voluntário líder da Pastoral da Criança se faz no acompanhamento das famílias atendidas, com orientações sobre a saúde da gestante e da criança, desenvolvimento infantil, cidadania (direitos e deveres) e participação nos conselhos de saúde, direitos da criança e segurança alimentar. Todos os meses os líderes visitam as famílias para ver como estão as crianças menores de 6 anos, e fazem uma celebração da vida com as crianças acompanhadas da comunidade. Eles também realizam uma reunião de reflexão e avaliação para discutir os assuntos da comunidade.

Ao todo foram capacitadas(os) 121 voluntárias(os) desde 2001 até a presente data. Mas, como diz a Palavra de Deus “Grande é a messe, mas poucos são os operários.” (Lc 10, 2). Muitos dos capacitados deixaram o trabalho voluntário por “N” motivos e atualmente contamos com menos de 50% atuando na Pastoral. Mas graças a Deus, hoje estamos celebrando com muita alegria a chegada dos novos voluntários capacitados com o apoio dos nossos padres Alexandre, José Ronaldo e Leandro.

Aqui estão hoje, os novos líderes da Pastoral da Criança que deram SIM ao chamado de Deus para trabalharem na sua messe servindo com amor e carinho , a missão de promover a vida e enfrentar o desafio de cuidar dos pequeninos e de contribuir na criação de um ambiente favorável ao desenvolvimento de todos.

Texto escrito e lido por Ângela Rita Pereira de Paula, Líder da Pastoral da Criança da Comunidade São Benedito e Santo Antônio

  • BannerMissasMatriz.jpg
  • capela.jpg
  • FaixaAdoração.jpg
  • site-pascom2019.jpg