Encontro do Setor Guaxupé dos MECE's aconteceu em Monte Santo de Minas

No último domingo (21) reuniram-se 600 Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística do Setor de Guaxupé em Monte Santo de Minas para um dia de orações e reflexões com o tema: MECE para quê? E o lema: Servir com Jesus e caminhar com alegria na busca da santidade. Trata-se do Encontro Setorial de MECE’s, que foi conduzido pelo Pe. João Ademir, coordenador e diretor espiritual dos MECE´s do Setor Guaxupé e do casal coordenador setorial, Hermenegildo e Marta.

O encontro Iniciou com a oração e em seguida a reflexão feita pelo Padre Alexandre (Coordenador Diocesano de Pastoral e pároco da paróquia São José de Muzambinho) desenvolvendo o tema geral do encontro. Abordou que os MECE´s devem seguir o estilo de vida de Jesus e que a humildade é caminho de santidade. Ressaltou ainda que o MECE precisa estar bem consigo mesmo para servir com alegria e fazer acontecer a comunhão: O MECE “é alguém que faz comunhão e deve viver o ministério recebido com os outros e não sozinho”. Pe. Alexandre enfatizou bastante as bem-aventuranças como caminho de santidade, a partir das reflexões do Papa Francisco na Exortação Apostólica “Alegrai-vos e exultai”, sobre o chamado à santidade no mundo atual.

Na segunda reflexão da manhã realizada, Pe. Francisco Clóvis Nery, pároco da Paróquia São Francisco de Paula em Monte Santo de Minas, refletiu a respeito de como trilhar os caminhos de Santificação e que o convite a santidade é para todos e começa no batismo. Abordou as obras espirituais como meios de santidade, enfatizando a Santa missa e a oração pessoal como essenciais. A santidade é construída no cotidiano de nossa vida, afirmou o padre, mencionando a vida de vários santos de nossa Igreja e o quanto eles nos ensinam esta verdade. Salientou ainda que “Santo é quem faz da sua vida um altar do amor. Os santos viveram a vida com todas as consequências da caminhada: erros e acertos, alegrias e tristezas, luzes e trevas”. Também foram dados vários testemunhos que ajudam a viver melhor a vocação de todos à santidade.O momento Mariano foi realizado com uma caminhada, meditando o terço até a igreja matriz da Paróquia São Francisco de Paula. Na igreja houve a adoração ao Santíssimo, conduzida pelo Pe. João Ademir. O encontro finalizou-se com a Santa Missa presidida pelo Bispo Diocesano Dom José Lanza Neto, com a participação de vários padres do Setor Guaxupé. O encontro foi marcante, verdadeiramente uma graça de Deus para todos que lá estiveram.

Por Daísa R. Riboli Rodrigues

Encontro do Setor Guaxupé - Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE's)

Missa de encerramento do encontro - Paróquia São Francisco de Paula, Monte Santo de Minas