Aconteceu na Paróquia São José de Muzambinho formação para catequistas

Aconteceu no dia 23 de novembro de 2019, as 13 e 30 horas, na Casa de Cultura de Muzambinho, curso de formação para os catequistas da Paróquia São José, com o tema: Psicopedagogia Religiosa das idades com o Psicólogo Tadeu da Paróquia de Monte Santo de Minas.

O palestrante ensinou que, o processo de construção da fé, começa em nosso cérebro em três etapas: Id, Ego e Superego segundo Freud.

Id: é quando a criança nasce e não tem noção do tempo e ainda está intimamente ligada a mãe como que no útero;
Superego: nasce da cultura que a criança recebe de seus pais e que vai controlar o Id. Esta fase é ideal para ensinar as crianças a viver em comunidade;Ego: é o que determina deixarmos nossas vontades para cumprirmos nossos compromissos. A nossa fé nasce de nossas experiências.

A catequese deve ser de experiências de fé, devemos ensinar os catequisados a viver os ensinamentos de Jesus e da Igreja.Também estudamos as fases das crianças de 0 a 4 meses, de 4 meses a 1 ano, de 3 aos 6 anos, de 5 aos 7 anos e dos 9 aos 12 anos.

O catequista não deve ter uma predileção. A criança precisa seguir regras, cumprir horários, devemos trabalhar em grupos com os catequisandos sem estimular neles a competição, assim vamos descobrindo as necessidades de cada um e quebrando barreiras.O catequista deve ser uma pessoa equilibrada, com formação na Catequese Renovada, para que possa conseguir que as crianças que fizerem a primeira Eucaristia não abandonem a vida na igreja e possam se tornar futuros membros de pastorais e movimentos na paróquia.

Por Márcia Helena Gonçalves