LogoPSJ

Missa foi celebrada para comemorar o 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Na última sexta-feira, 14 de maio, às 19h, o Padre José Ronaldo celebrou uma missa em Ação de Graças aos membros da PASCOM Matriz, da Paróquia São José de Muzambinho. Na ocasião, os integrantes da Pastoral da Comunicação participaram das leituras e coral.

Em 2021, o Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no dia 16 de maio, teve como tema escolhido pelo Papa Francisco: “Vinde ver! (Jo 1,46) Comunicar encontrando as pessoas como e onde estão”. A missão da Pastoral da Comunicação “é ser/estar em comunhão, a serviço da participação e do incentivo do uso dos recursos e ferramentas de comunicação a serviço da ação evangelizadora da Igreja”.

Ao final, Vânia Abdala, coordenadora da PASCOM da Paróquia, falou sobre a atuação constante da Pastoral e da colaboração de todos os membros para que as atividades da Igreja cheguem até às pessoas. Ela agradeceu a confiança que os padres depositam na equipe e ressaltou a gratidão a Deus pelos dons de cada integrante.

“Com todo o distanciamento social que estamos vivendo, a comunicação, através dos meios virtuais, nos coloca mais próximos para compreender e reconhecer realmente o que é essencial: Jesus Cristo”, acrescenta a coordenadora.

Ela disse ainda que desde o início da pandemia de COVID-19, a atuação da Pastoral da comunicação tem sido intensificada para que a comunidade possa participar das atividades da Paróquia São José de Muzambinho. A atual realidade enfrentada exige rigorosos procedimentos de segurança, a fim de evitar o contágio da doença. No entanto, a Igreja se reinventou e passou a utilizar ainda mais os meios de comunicação para propagar o Evangelho de Cristo. Os integrantes da PASCOM têm se dedicado à obra de Deus e utilizam seus dons para exercer funções que garantem que as missas, orações, terços, entre outros, continuem fazendo parte da vida do Cristão. De modo geral, as atividades da Igreja foram adaptadas para a propagação do Evangelho de Cristo de maneira on-line. As Santas Missas e outros momentos de oração da Paróquia São José, por exemplo, são transmitidas ao vivo pelas redes sociais e pelo canal da MilBr TV, além de Crismas e Catequese para que a Igreja não pare e todos tenham acesso aos Sacramentos.

O Papa Francisco, no terceiro tópico da mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais diz que: “Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmara, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos) e se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, também abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados e noticiadas pelos meios de comunicação”.

Por Karina Masic